CMAS REALIZA VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ITAGUATINS – TO

O Conselho Municipal de Assistência Social, por meio da Secretária de Assistência Social, Juventude e Habitação, realizou nesta segunda-feira, 29 de maio de 2017, no Auditório do CRAS, a VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ITAGUATINS – TO.

A Conferência contou com a participação de usuários do Bolsa família, servidores públicos, profissionais de assistência social e toda a sociedade civil.

Na ocasião foram escolhidos os delegados representantes da esfera governamental.

O tema é: GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Na Plenária Final, que é a instância máxima de discussão e deliberação na qual todos os (as) participantes têm direito a voz e somente os (as) delegados (as) credenciados (as) têm direito a voto. Os participantes foram divididos em quatro (04) grupos e cada grupo recebeu um EIXO para trabalhar ideias e formalizar as prioridades.

Dentre as prioridades aprovadas, o presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Claudenildo Alves da Silva, destacou algumas prioridades do Município, a seguir:

– “GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE DENTRO DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL”.

– “CONSEGUIR EMENDA PARLAMENTAR PARA AQUISIÇÃO DE UM (01) VEÍCULO A FIM DE GARANTIR A EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DO SUAS”.

– “AMPLIAR E BUSCAR MAIOR VISIBILIDADE DAS OFERTAS DOS SERVIÇOS”.

– “AMPLIAR O COFINANCIAMENTO DOS RECURSOS PARA EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS, PROJETOS, SERVIÇOS E BENEFÍCIOS”.

– “CONSTRUIR E CONSOLIDAR A INTERSETORIALIDADE ENTRE AS POLÍTICAS: EDUCAÇÃO, SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E SISTEMA DE JUSTIÇA NO INTUITO DE CRIAR BASES DE CONHECIMENTOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL”.

– “BUSCAR JUNTO AO ESTADO E UNIÃO RECURSOS PARA EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS, PROJETOS, SERVIÇOS E BENEFÍCIOS SOCIOASSISTENCIAIS.

O Vice-prefeito, Adonedes Queiroz, falou da importância da VII Conferência e, acrescentou ainda que o respeito e a valorização das pessoas são prioridades absolutas da Prefeitura Municipal de Itaguatins.

Para Simone, representante da SETAS (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social), é primordial a participação de todos os usuários no sentido de buscar melhorias para o Município. “Esse encontro vai nos ajudar a construir novas propostas de trabalho na área de assistência social”.