A Prefeitura inicia Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura Municipal de Itaguatins, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte; Secretaria Municipal de Assistência Social, Juventude e Habitação; Secretaria Municipal de Saúde e, em parceria com as Escolas, Igrejas e o Conselho Tutelar,  iniciou nesta quinta-feira, 18, esta campanha, que tem o propósito de sensibilizar e mobilizar a comunidade para o enfrentamento desse grave problema social.

A abertura do evento aconteceu em frente à sede do Governo Municipal e contou com a presença dos Secretários Municipais, Servidores municipais, Pastor Geovane, Padre Eliézio Nascimento, professores e alunos da rede pública, municipal e estadual, unidos na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Para o Vice-prefeito, Adonedes Queiroz, que representou a prefeita, aos adultos, além da responsabilidade legal de proteger e defender crianças e adolescentes, cabe também o papel pedagógico da orientação. “Queremos chamar as famílias, educadores, profissionais e a sociedade como um todo para quebrar esse ciclo silencioso que deixa marcas profundas”, disse.

Segundo a Assistente Social, Ana Cleide, o trabalho tem que ser permanente e intenso no sentido de alertar a comunidade. “Estamos em constantes campanhas com os serviços socioassistenciais, Políticas Públicas de Saúde, de Educação, de Esporte entre outros, a fim de desvelar esse crime complexo e cruel que assola vítimas desde a tenra idade, deixando marcas profundas e de difícil superação”, declarou.

O Vereador Municipal, Claudenildo, citou dados alarmantes de casos de abusos que acontecem dentro de casa, também falou das formas de prevenção e combate, além de ressaltar a importância do dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é 18 de maio.